­




08 julho, 2010

Aprenda a jogar SoccerJam no Cs 1.6

fim da página
­

Soccerjam é um mapa de CS com uma aparência de um estádio de futebol, com vestiário, arquibancada, duas traves. O objetivo principal do jogo já está meio óbvio, fazer gols e ganhar o jogo alcançando o limite de gols definido pelo servidor. Os mapas de soccer tem um diferencial interessante, em cima de cada gol existe duas criaturas estranhas, de origem alienígena suponho eu. Uma delas é popularmente conhecida como Pokemon, e a outra como Lombriga (auhauhaua)... ambas criaturas disparam raios laser em atacantes que tentarem entrar na área para fazer o gol, causando dano e a morte dos mesmos, evitá-las é bem simples, só não chegar muito perto da área pra fazer o gol. Com a popularidade do soccerjam, foram criados outros mapas de futebol também, outros de voley, basketball (só conheço essas 3 modalidades, talvez tenha mais), nesse tutorial vou me ater somente aos mapas de soccer.
Comandos e movimentos:
Os movimentos do soccerjam são os mesmos comandos básicos do CS: A, W, S e D para andar, o mouse para direcionar o chute ou a facada, espaço para pular. No soccerjam tem também um comando pra correr um pouco mais rápido, que é usar o turbo, para isso aperta a tecla G. Faltou agora falar como chutar a bola, para isso você deve primeiro pegar ela (basta encostar nela), depois você deve direcionar o mouse para o lugar onde você quer lançar ela (isso vai depender de quanto você tem de força pra isso, mais na frente vou explicar como aumentar a força), e para finalmente chutar reto na direção escolhida você deve apertar o botão E (+use). Toques/lançamentos/Chutes a gol são todos feitos da mesma forma. Porém um chute a gol reto é bem previsível e fácil de ser defendido pelo goleiro, então você pode colocar um efeito na bola, como se estivesse chutando de trivela ou rosca, para isso, aperta a tecla X para colocar efeito para a direita, e Z se quiser colocar efeito pra esquerda. Não é necessário pressionar a tecla, apenas aperte uma vez por intensidade de efeito, ou seja, se você quiser que a bola curve 15 graus pra direita, aperta o X só uma vez, se quiser que curve 30, aperte o X duas vezes, 30 graus é o máximo de curva que a bola pega. Depois é só chutar a bola com E pra visualizar o efeito (vale lembrar que só dá pra colocar o efeito na bola se você estiver com ela, não dá pra colocar o efeito antes de pegar ela por exemplo). Além dos movimentos já descritos, um movimento tem destaque no soccer.. é o bunny jump, também conhecido como bunnar.. quando você bunna nesse jogo, você dá um salto mto mais longo que o padrão, ajudando goleiro a pegar as bolas, e a correr pra pegar a bola. Esse tutorial não ensina a bunnar. Para tomar a bola de alguém é só matar a pessoa a facadas.

Tutorial BunnyHop Jump
Melhoria de habilidades:
O soccer é um jogo onde você pode "evoluir" o seu jogador, ganhando experiência (XP) que devem ser adquiridos e usados durante a partida (não ficam salvos para outras partidas). Fazer defesas com a bola, fazer gols, dar passes pro gol, matar alguma pessoa dando bolada nela são formas de ganhar XP, ao atingir um determinado numero de XPs, você pode melhorar algumas habilidades. O menu de habilidades aparece apertando a tecla Q, são elas:

Stamina - Resistência física do jogador, na prática aumenta o life/HP do jogador, fazendo-o agüentar mais dano do pokemon/lumbriga, das facadas de quem tentar tomar a bola, e das boladas que tomar. É uma habilidade útil para goleiros que muitas vezes não conseguem agarrar a bola e acabam tomando dano.

Strenght - que é a força do chute do jogador, um bom atributo para atacantes que as vezes precisam chutar a bola a longas distâncias, pra evitar que o goleiro consiga defender a bola, e pra matar adversários à boladas.

Agility - agilidade, atributo que aumenta a velocidade dos jogadores (obs: não aumenta a barra de turbo, somente a velocidade). Bom para todos os players, principalmente para atacantes.

Dexterity - destreza, é a habilidade de capturar a bola, agarrar. Essencial para goleiros, boa para outros players quando forem evitar um lançamento/toque evitando tomar dano.

Disarm - habilidade que ajuda tirar a faca (sim, a faca pode acabar sendo dropada ao tomar uma facada de outro jogador) do jogador desarmando o mesmo e também a tirar a bola dele.
Dicas:
Não seja fominha, um toque/lançamento bem sucedido pro gol as vezes dá mais XP do que um gol, além disso tem outros players querendo jogar. "Time unido jamais jamais será vencido".
Goleiros devem comprar dexterity, e ser um goleiro é uma boa forma de ganhar XP, além de ser essencial em todo time. (vale acrescentar que agarrar efetivamente a bola é que dá XP, a bola bater em você e sair de perto só causa dano.)
NÃO MATE JOGADORES QUE NÃO ESTÃO COM A BOLA - é extremamente irritante morrer quando você está correndo tentando abrir o jogo pra receber a bola, além de deixar o atacante em situação difícil, já que não vai ter ninguém pra tocar... ao invés de matar, tente marcar o jogador. Você corre o risco de ser banido se matar sem a bola.

Bom, acho que já cobri a maioria das duvidas de jogadores iniciantes e dei uma pincelada geral em como jogar para aqueles que desejam se aventurar no engraçado mod de jogo Soccer.
Topo da página

Sobre o autor

Liks

Liks Recêm formado em administração, adoro o mundo da informática, sou blogueiro, técnico em informática, webdesigner e twiteiro nas horas vagas.

Leia Mais sobre o autor »

1 comentários:

Anônimo disse...

Vlw obrigadi oela informação foi muito util

Postar um comentário

Menu

­

De Onde Vêm?

­

Seguidores